quinta-feira, 4 de maio de 2006

Deus e os Blogs...

Como encontrar Deus nos Blogs?

Entrevista com o padre Antonio Spadaro, SJ

ROMA, quarta-feira, 3 de maio de 2006 (ZENIT.org).- O padre Antonio Spadaro, SJ, redator da revista italiana «La Civiltà Cattólica», acaba de publicar o livro «Conexões, novas formas da cultura em tempos de internet» --«Connessioni, Nuove Forme della cultura al tempo di internet» (Pardes Edizioni).


Deus está nos blogs? O que se deve fazer para encontrá-lo?

--Padre Spadaro: Na internet nota-se um aumento de necessidades religiosas. Em meu livro falo sobre o fenômeno, faço notar seus riscos (penso, por exemplo, nas chamadas «cyber-religiões» e nas seitas), mas sobretudo tento assinalar os desafios que se devem olhar com otimismo e discernimento: a resposta às necessidades religiosas mais autênticas. O «blog», termo nascido da contração de duas palavras inglesas, web e log (diário), é uma das realidades mais interessantes da rede. É um «diário na rede». Quem tem um, escreve a cada dia pensamentos, idéias, notas, mas também autênticas e extensas reflexões, inclusive muito lúcidas. Cada «blog» está unido a outros «blogs» e todos juntos constituem um verdadeiro sistema, definido pelo comum como «blogsfera».

Existe Deus nestes mundos dos diários na rede? Ainda que o dado seja muito relativo, há cerca de 130 milhões de sites nos quais aparecem juntas as palavras «God» (Deus, em inglês) e «blog». Se buscamos «blogs» religiosos na web mundial observamos um aumento contínuo de presenças. Não faltam idéias estimulantes. A revista «Christianity today» fala de uma verdadeira «revolução teoblógica» e de «blogsfera cristã». É muito variada e inclui espaços de reflexão e debate teológico entre estudantes, «blogs» ligados a revistas cristãs, espaços pessoais, inclusive de pastores e sacerdotes de inspiração religiosa.

2 comentários:

Marlene Maravilha disse...

O que eu acho é que Jesus nunca foi tão pregado como nos dias de hoje. A internet, os blogs que aí estão servem para mostrar o quanto tem pessoas para doar e quantos tem para receber. O Espírito vai discernir o certo e o errado, o melhor e o pior.
Vamos ficando sómente com as partes boas e deletando as ruíns.
Se não falarmos as pedras falarão.
Mãos a obra irmão!! e que Deus te abençoe.
abraços do Brasil

Anónimo disse...

o facto e que apesar da cada vez menos afluencia das pessoas as igrejas, isto conduziu a que aas pessoas cada vez mais tivessem necessidade de religião e espiritualidade!!! mas o facto e que preferem alternativa ditas modernas como e exemplo o crescimento do espaço dedivado para o esoterismo nas bibliotecas! quais serão as causas deste facto?um decrescimo de qualidade na pastoral? ou mesmo o facto de continuarmos a "apoiar" a religião apenas nas festas? é melhor pensarmos nisto!? para tornarmos o mundo melhor!!!