domingo, 26 de novembro de 2006

Amigo Ricardo...


Perder um amigo é sempre uma grande dor…
Pensativo e triste passeava no meu quarto…
Olhei a prateleira dos livros e vi um que dizia: “Para os Dias de Luto”
Vinha mesmo a calhar…
A pensar no Ricardo iniciei a minha leitura e quero partilhar algumas passagens que por lá encontrei:

“Um amigo deixou-nos e na nossa vida – até há tão pouco tempo alegre e feliz – abriu-se uma chaga enorme.
Faz doer, é ainda muito recente.
Não podemos, nem queremos ignorá-la.
Queremos olhá-la de frente e tratar dela.
Como todas as feridas, há-de sarar, com o tempo.
A cura leva o seu tempo, um tempo de luto.

Tempo de luto, tempo de recordações.
Tempo para percorrer, uma vez mais, a vida em conjunto.
Os bons e os maus dias pertencem agora ao passado.

Às vezes, a saudade chega a ser esmagadora, e será bom deixá-la expandir-se.
Só aquilo que realmente vivenciarmos, não nos perseguirá no futuro.
Também a saudade, um dia, se transformará em gratidão.

As lágrimas correm sem parar.
Todas as coisas à nossa volta nos trazem recordações e nos gritam:

“Perdeste um amigo!”

Instala-se o medo da solidão, sobretudo do vazio, da vida que agora nos parece uma íngreme montanha.

Será bom ter alguém, que esteja simplesmente ao pé de nós, que de vez em quando nos aperte a mão, silencioso companheiro da nossa dor.”


In: Christiane Seemann – Fur Tage der Trauer

10 comentários:

Anónimo disse...

Perder alguém de quem gostamos muito é uma dor insuportavél,,, e uma ferida que não sara....
quando perdi o meu Pai, disseram-me uma frase que nunca mais esqueci, embora na altura me deixa-se ainda mais revoltada....
Quando vamos a um jardim buscar uma flor, escolhemos sempre a mais bonita.... Deus faz o mesmo...rodeia-se de flores bonita...

espero que com o tempo te possa ajudar a ti...como me ajudou a mim...
fica bem

Sara Lima

Ana Carolina disse...

Meu querido, como sabes, tb perdi o meu pai...em Março faz dois anos...tem sido dificil, mas como te disse, quando ouço a música preferida dele, ou quando faço coisas que ele gostava de fazer...quase consigo abraçá-lo, e sorrio junto com ele...caem uma lágrimas, são muitas as saudades...mas assim sei que,embora de uma outra forma, tenho-o sempre presente na minha vida:)

Gostei muiiiito da frase que a Sara Lima te deixou,é lindissima, vou guardá-la tb para mim

beijinhos para os dois

Meu afilhado maravilhosoooo, estou sempre por aqui, já sabes **muitos beijos da madrinha

P.e Júlio da Costa Gomes disse...

Nunca se fica indiferente à morte de um amigo. se isso acontecesse seria anormal,ou melhor não o sentiriamos como amigo. A dor e a recordação dormem connosco quando isso acontece e, permanecem por muito tempo. Viver com elas é sinónimo de as ter presentes no nosso dia a dia mas numa atitude de fé oferecendo as nossas orações como que flores que o queremos presentear. um abraço amigo

Anónimo disse...

A experiência da morte de alguém que nos é querido é sempre dura, mas também nos ajuda a compreender o amor que lhe temos! A sua presença continua na nossa vida,embora de maneira diferente!

Um grande abraço!

Ana disse...

Perder alguém deixa-nos sempre inconsoláveis! A saudade de não termos mais esse alguém especial connosco é verdadeiramente grande e nada substitui as memórias vividas... O aperto de uma mão não será mais sentido mas as recordações podem ainda fazer-nos sorrir e aquecer o coração!

Muita força para ti e um beijinho grande,

Ana

Anónimo disse...

Meu muito querido Né. Nós só sentimos verdadeiramente o peso da solidão, quando perdemos algo, quando sentimos a ausencia. Há vazios muito dificeis de preencher. Mas o teu amigo está sempre contigo. Tu sabes e tu sentes. Acolhe e aceita. Como diz fernado Pessoa, "morrer é apenas o deixar de ser visto é o virar da esquina". continuamos vivos no coração dos que nos amam. Bem-hajas.

xana disse...

deixo-te um abraço bem forte, Né.
Sento-me bem aqui ao teu lado!
Força.

Anónimo disse...

Mt obrigado por tudo... É tudo o que posso dizer... O meu mano vai estar sempre conosco... E obrigado por teres partilhado esta pagina... Beijinhos

Anónimo disse...

Haverá um dia em que não haverá dor da despedida, pois
a alegria do reencontro será eterna...
Até um dia amigo

nahar disse...

perder para ganhar...
gostei deste teu espaço.

abraço em Cristo

Nahar