segunda-feira, 12 de março de 2007

Implicações de «Bolonha» no Instituto Superior de Teologia de Viseu

«Os quatro bispos das dioceses de Viseu, Guarda, Bragança e Lamego, juntamente com os reitores dos seminários diocesanos destas dioceses, estiveram reunidos (ontem, 8 de Março) para reflectirem sobre as alterações do Processo de Bolonha no Instituto Superior de Teologia de Viseu. Este documento traz "algumas alterações e mudanças na forma de organizar os cursos" - disse à Agência ECCLESIA D. Ilídio Leandro, bispo de Viseu.

A Faculdade de Teologia, em Lisboa, decidiu integrar e adaptar-se "às novas exigências de Bolonha" e os responsáveis destas dioceses reuniram-se para aprofundarem as implicações no Instituto Superior de Teologia de Viseu. Ao nível de de modificações, o bispo de Viseu e anfitrião do encontro, realçou que os cinco anos do curso de Teologia, em vez de concederem o primeiro grau (licenciatura) passaria a conceder o grau de Mestrado. "Precisamos de saber em que medida este Instituto - não é polo da Faculdade de Teologia - poderia entrar dentro deste processo" - frisou o prelado de Viseu.

Depois de um melhor aprofundamento, "levaremos esta reflexão à Comissão Episcopal" para ser tratada com a Faculdade de Teologia. As alterações que Bolonha trouxe ao Ensino Superior - "na linha de diminuir os anos do curso superior" - colocam questões várias. "Temos de acompanhar para não ficarmos de fora" - concluiu o bispo de Viseu.»


In Agência Ecclesia em 09/03/2007

3 comentários:

Elsa Sequeira disse...

Olá Né!!!

venho dizer-te que o teu cantinho está em destaque no - eu estou aki -
beijinhos!
:)

Conguitos disse...

Uma questão que não tinha pensado. Gostei de pensar niss até porque só se fala para os cursos de Direito e Medecina.
Paraéns pelo blog passarei a visita-lo

P.e Júlio da Costa Gomes disse...

Será que isto vai AVANTE?! Avante camarada Avante, Junta a tua à nossa voz.